Relatório Trimestral Portugal – 4T 2019

Portugal regista número record de fusões e aquisições em 2019 

Mercado português regista 427 Fusões e Aquisições em 2019, alta de 15%  

Aquisições no sector Imobiliário apresentam retração de 5% 

Investimentos realizados por fundos de Venture Capital registou alta de 81,8% 

Valor e número de transações 

Em 2019 o mercado transacional português registou o  número record de 427 transações, alta de 15,09% em relação ao ano anterior, de acordo com o mais recente Relatório de M&A do TTR -Transactional Track Record.

 No período, 175 transações tiveram seus valores divulgados que somaram 13,4 bilhões de euros, o que representa um aumento de 17,85%. O Volume de negócios vem crescendo a cada ano a uma taxa média de 10%. Em 2012 foram 166 transações mapeadas pelo TTR-Transactional Track Record.  

Tipo de transação 

Do valor total de 13,4 bilhões de euros, 3,9 bilhões estão relacionados com investimentos realizados por fundos de Private Equity e 363 milhões com os investimentos de fundos de Venture Capital. 

Setor com mais atividade 

O sector Imobiliário apesar de apresentar ligeira retração, 5%, manteve a posição de mais ativo do ano, com 91 transações registadas. Tecnologia em segundo com 62 operações, alta de 42%. A maior transação do ano no segmento imobiliário foi a aquisição pela Invesco dos edifícios onde operam os hotéis Tivoli Avenida Liberdade, Tivoli Oriente and Avani Avenida Liberdade, por 313 milhões de euros. 

Âmbito Geográfico

No âmbito das operações cross-border inbound, em que empresas estrangeiras investiram em companhias baseadas em Portugal, foram registadas 184 transações. As empresas espanholas seguem como as mais ativas, com 49 aquisições em 2019, e especial preferência pelo sector Imobiliário. A maior aquisição realizada por uma empresa espanhola no segmento imobiliário em Portugal foi protagonizada pela Merlin Properties que pagou 113,35 milhões de euros pelo edificíos Edifício 160Arts e Edificio048Magellexpo. 

Venture Capital  

Os investimentos realizados por fundos de Venture Capital registou alta de 81,8% no número de operações, 80, além de registar alta de 50,7% no valor total investido que alcançou 363 milhões de euros.  

As empresas que atuam no segmento de Tecnologia foram as que mais receberam  investimentos com um total de 41 operações, o que representa uma alta de 86%. A Portugal Ventures é a mais ativa com 26 investimentos.  

Private Equity 

Os investimentos realizados por fundos de Private Equity somaram 38 negócios em 2019, o que representa redução de 13,64%. Em relação aos valores investidos apenas 11 destes negócios tiveram valores divulgados que somaram 3,9 bilhões de euros. 

Transação TTR do Trimestre 

A conclusão da venda pelo Novo Banco  da GNB Vida para a Bankers Insurance Holdings, foi eleita pelo TTR como a transação destacada do quarto trimestre.

Em lei portuguesa os compradores contaram com a assessoria do PLMJ e da Garriges Portugal. O Novo Banco contou com a assessoria jurídica da Cuatrecasas Portugal.

Dealmakers 

Do ponto de vista dos Dealmakers, termo utilizado pelo TTR para demoninar os profissionais de assessoria, que são atores importantes na dinâminca do mercado de fusões e aquisições português, o relatório traz um completo ranking de assessoria jurídica em transações de Fusões e Aquisições em lei portuguesa, tendo em conta transações que se iniciaram em 2019.  

A firma de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados lidera o ranking por valor com 3,7 bilhões de euros, enquanto a firma PLMJ lidera o ranking pos número de transações com 35 deals.