Relatório Mensal Portugal- Maio 2019

Operações de M&A em alta de 36.3% no ano em Portugal

Portugal movimentou 3,7 mil milhões de euros desde janeiro em fusões e aquisições

Investimentos de venture capital em alta de 171% no ano

Desde o início do ano de 2019, o mercado transacional português movimentou cerca de 3,7 mil milhões de euros em operações de fusões e aquisições, mais 36% do que em período homólodo do ano anterior, de acordo com o mapeamento disponível no mais recente Relatório do Transactional Track Record (TTR). Porém, o total de negócios anunciados nos cinco primeiros meses do ano caiu 2,2%, para 136.

O setor Imobiliário segue como o mais ativo no mercado nacional, apesar de demonstrar tendência de queda. Em abril, foram sete operações, que, somadas às realizadas em   meses anteriores do ano, totalizam 29 deals, queda de 12% em comparação ao mesmo intervalo de 2018. Dentre os destaques positivos, o crescimento de 63% nas aquisições do setor de Tecnologia, com 26 operações durante o mesmo período.

Cross-Border

Em número de operações cross-border, o mercado português soma, no ano, 62 aquisições de empresas portuguesas por capital estrangeiro, em um total de 2,47 mil milhões de euros em aportes.  Os investidores espanhóis responderam por 21 dessas operações, sendo nove no mercado imobiliário.

Por sua vez, o capital norte americano, que chegou a mais de 305 milhões de euros, teve como alvos principais empresas dos segmentos de Transporte, Aviação e Logística e Turismo, incluindo a aquisição da companhia de cruzeiros Mystic Invest Holding pelo fundo de Private Equity norte-americano Certares, por um valor estimado de 250 milhões de euros. O número de operações envolvendo empresas dos Estados Unidos em território nacional cresceu 66,7% em comparação com o ano anterior.

Entretanto, em volume financeiro tanto a França, que ultrapassou a marca dos mil  milhões de euros aportados, como o Reino Unido, com 710 milhões de euros, superaram os investimentos espanhóis e norte-americanos no país.

No âmbito outbound, 19 empresas portuguesas realizaram aquisições no mercado externo. Estas operações concentraram-se em Espanha, Brasil e França.

Private Equity e Venture Capital

No cenário de venture capital, 2019 segue em alta. Nos cinco meses em análise, foram 29 rondas de financiamento anunciadas, cujos aportes cresceram 171% face ao ano anterior, para 114 milhões investidos. Os fundos tiveram como alvos preferidos os segmentos de Tecnologia, 18 negócios, Internet, seis, e Saúde, quatro.

Os investimentos de private equity, entretanto, terminam o período em nova queda, com redução de 7% no número de operações, 13, e de 33% no total investido, 718 milhões de euros.

Transação do Mês

A concretização da aquisição da 321 Crédito, empresa de concessão de crédito de automóveis usados por particulares, por 100 milhões de euros pelo Banco CTT foi eleita pelo TTR como a operação de destaque do mês de maio.

O Banco CTT recebeu assessoria jurídica na transação da sociedade Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados. Enquanto as partes vendedoras foram assessoradas por SRS Advogados, Arcano Partners e EY Portugal. 

Rankings – Assessoria Financeira e Jurídica

O Ranking TTR de assessores jurídicos por valor é liderado até maio pela sociedade RRP Advogados, com mil milhões transacionados, seguida por Uría Menéndez – Proença de Carvalho, com 350 milhões de euros, e CMS Rui Pena & Arnaut, na terceira colocação, com 231 milhões de euros.

Entre os assessores financeiros, a liderança do Ranking TTR ficou com a J.P. Morgan Chase International Holdings, com total acumulado de 800 milhões de euros. Na sequência, Citigroup, com 350 milhões de euros, e Haitong Securities, com 118 milhões de euros.