Relatório Mensal Portugal – Janeiro 2019

Mercado de M&A em Portugal entra 2019 em queda

Portugal registou 21 transações em janeiro

Cinco operações apresentaram valores que somam 240 milhões de euros

De acordo com o Relatório Mensal de M&A da Transactional Track Record, os anúncios de compra e venda de participação que envolveram empresas portuguesas movimentaram 240 milhões de euros no primeiro mês de 2019, queda de 73,5% ante o mesmo período do ano anterior. Foram 21 operações, representativas de uma baixa de 34,4% em comparação ao reportado em igual período de 2018. Foi o pior mês de janeiro desde 2017 para o mercado nacional de fusões e aquisições.

Mantendo a tendência iniciada em 2015, o sector Imobiliário foi o de maior movimentação do período, com cinco transações registadas, apesar de ter apresentado queda de 38% em comparação ao mesmo intervalo do ano precedente. Tecnologia, com quatro operações, e Saúde, Higiene, Estética e Cosméticos, com três, aparecem na sequência.

No âmbito das operações cross-border inbound, em que empresas estrangeiras investiram em companhias baseadas em Portugal, os espanhóis iniciaram o ano com o mesmo apetite que demonstraram em 2018 por ativos nacionais. Só no primeiro mês de 2018, foram contabilizadas sete transações. Destas, três foram aquisições no segmento Imobiliário, que somaram 212 milhões de euros em investimentos no país, e incluem a aquisição de dois prédios de escritórios em Lisboa pela Merlin Properties, e de um terreno no Parque das Nações pela Kronos Homes.

No caminho inverso, as empresas portuguesas realizaram três aquisições no mercado externo, tendo como alvos companhias nos Reino Unido, na França e em Luxemburgo.

Private Equity e Venture Capital

O ano não começou bem para os investimentos de Private Equity e Venture Capital em Portugal.

As operações de Capital de Risco registadas em Portugal em janeiro sofreram queda de 88% no volume financeiro movimentado, 2,4 milhões de euros, e de 33% no número de deals – foram apenas dois, uma ronda de financiamento pre-seed no valor de 400 mil euros liderada pelo primeiro fundo da Indico Capital Partners na startup de software de audio 3D Sound Particles, e a conclusão de uma ronda de financiamento de dois milhões de euros da Omniflow, que desenvolve e fabrica uma plataforma inteligente de energia para o IoT, com a HCapital Partners.

Já o segmento Private Equity teve apenas duas operações registadas no mês, ambas sem valores revelados.

Transação do Mês

A transação eleita pela TTR como a de destaque do mês foi a conclusão da aquisição da totalidade do capital das operações em Portugal e Cabo Verde da Cimpor, que era detida pela brasileira InterCement Brasil, pelo fundo turco OYAK.  A operação, que não teve seus valores revelados, inclui três fábricas e as duas moagens de cimento, 20 pedreiras e 46 centrais de betão localizadas em Portugal e em Cabo Verde.

O OYAK foi assessorado na transação pelas sociedades Linklaters Portugal e KPMG Advisory Services, enquanto a Uría Menéndez – Proença de Carvalho prestou serviços para a Cimpor. A equipa da ERM Portugal participou do negócio como consultoria ambiental.

Ranking TTR

O Ranking TTR de 2019 é inaugurado com a liderança da SRS Advogados entre os assessores jurídicos, e com um empate entre Crowe Horwath Portugal e Optimal Investments no segmento de assessoria financeira.