Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro – Novembro 2021

Fusões e Aquisições de empresas de tecnologia aumenta 68% em 2021

  • Até novembro de 2021, foram registradas 2224 transações
  • Volume de fusões e aquisições apresenta crescimento de 51%
  • Setor Financeiro e Seguros é o segundo mais ativo do ano, contabilizando 408 transações
  • Empresas norte-americanas aumentaram em 76% suas aquisições no mercado brasileiro
  • Investimentos estrangeiros nos setores de Tecnologia e Internet crescem 68%

São Paulo, 06 de dezembro de 2021– O mercado transacional brasileiro registrou um total de 2224 transações e movimentou BRL 467,9bi até novembro, de acordo com o relatório mensal do Transactional Track Record em colaboração com o escritório TozziniFreire Advogados.

Esses números representam um aumento de 51% no número de transações em relação ao mesmo período de 2020. Do total das transações, 50% possuem os valores revelados e 79% das operações já estão concluídas.

Em novembro, 197 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 33,4bi.

Operações do mercado transacional de novembro de 2020 a novembro de 2021
Fonte: Transactional Track Record.

O setor de Tecnologia permanece o mais ativo do ano, com um total de 818 transações, representando um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2020. Em segundo lugar está o setor de Financeiro e Seguros, com 408 transações. 

Ámbito Cross-Border 

Até novembro de 2021, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 48 transações com um total de BRL 2,2bi, seguido pela Colômbia com 15 operações e pelo México com 14 transações.

Os Estados Unidos e a Argentina, com 206 e 34 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil. 

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 76% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 68%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve um aumento de 18% até novembro de 2021.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 115 transações e um total de BRL 52,7bi até novembro, registrando uma diminuição de 0,8% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2020.

No âmbito do  Venture Capital, foram realizadas 643 rodadas de investimento, movimentando um capital de BRL 55,2bi, o que resulta um aumento de 54% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 238 transações e um total de BRL 96,4bi até novembro, representando um crescimento de 15% no número de operações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR em novembro de 2021, foi a conclusão da aquisição da Hortifruti pela Americanas e Lojas Americanas, através da IF Capital. O valor da operação é de BRL 2,1bi.

A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios BMA – Barbosa Müssnich Aragão e Lefosse Advogados. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo Lazard Brasil e Banco J.P. Morgan Brasil.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até de novembro de 2021 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade das empresas líderes é reportada pelo número de transações e pelo valor total.

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor, lidera ao longo de 2021 o Banco BTG Pactual, com 54 transações e contabilizando um total de BRL 132,5bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2021 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 98 transações. Em valor, lidera o Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados contabilizando um total de BRL 137,9bi.

Nota: * O acesso e posterior uso deste comunicado à imprensa implicará em sua concordância com o conteúdo e a respectiva citação da fonte como TTR ou Transactional Track Record.