Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro – Maio 2022

Em 2022 volume de Fusões e Aquisições acumula crescimento de  de 8% até maio

  • Até maio foram registradas 930 transações
  • Mercado de Fusões e Aquisições movimenta BRL 131,1bi
  • Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 171 transações
  • Empresas norte-americanas aumentaram em 19% suas aquisições no mercado brasileiro

O mercado transacional brasileiro registrou um total de 930 transações e movimentou BRL 131,1bi até maio, de acordo com o relatório mensal do Transactional Track Record em colaboração com o Intralinks.

Esses números representam um aumento de 8% no número de transações em relação ao mesmo período de 2021. Do total das transações, 46% possuem os valores revelados e 76% das operações já estão concluídas.

Em maio, 144 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 22,5bi.

Operações do mercado transacional de maio de 2021 a maio de 2022
Fonte: Transactional Track Record.

O setor de Internet, Software & IT Services foi o mais ativo no período, com um total de 171 transações, representando uma diminuição de 40% em relação ao mesmo período de 2021. Em segundo lugar está o setor de Industry-Specific Software, com 148 transações. 

Âmbito Cross-Border

Até maio de  2022, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 15  transações e um total de BRL 3,4bi, seguido pela Colômbia com oito operações.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 104 e 20 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil. 

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 19% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 28%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve uma diminuição de 16% até maio.

Entrevista com Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Elie J. Sherique, sócio especialista em direito societário, Fusões e Aquisições domésticas e cross-border, e Guilherme Bueno Malouf, sócio especialista em Fusões e Aquisições, investimentos de private equity e constituição de fundos de investimento estruturados, conversaram com o TTR para esta edição, e analisaram os fatores mais relevantes para a consolidação do mercado de M&A no Brasil, em 2022: “O pós-pandemia, os aspectos macroeconômicos e as eleições presidenciais no fim do ano trazem desafios para as empresas locais bem como impactam nas decisões de investimento. Em razão de tais fatores, a atividade no mercado de fusões e aquisições tem sido bastante intensa neste início de ano e movimentos de consolidação vêm sendo percebidos em diversos setores da economia. A disponibilidade de capital de certas companhias abertas, que nos últimos meses captaram recursos através do mercado de capitais, o valor menos alavancado de avaliação de empresas de certos setores da economia e a necessidade de recursos para realização de investimentos para aquelas empresas que não acessaram o mercado de capitais e/ou receberam investimentos nos últimos anos, são fatores essenciais para impulsionar a consolidação no mercado de M&A. Temos visto que os setores de varejo, saúde, tecnologia e energia tem se destacado neste movimento de consolidação.”

Para entrevista completa, clique aqui

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 39 transações e um total de BRL 10,1bi no período, registrando uma queda de 31% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2021.

No âmbito do  Venture Capital, foram realizadas 299 rodadas de investimento, movimentando um capital de BRL 14,2bi, o que resulta um aumento de 17% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 85 transações e um total de BRL 33,6bi até maio, representando um crescimento de 6% no número de operações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR em maio de 2022, foi a conclusão da fusão da Eve Air Mobility com a Zanite Acquisition. O valor da transação é de USD 512m.

A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados;  White & Case; Lefosse Advogados; Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom; e Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo Banco Bradesco BBI e Banco Itaú BBA.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até maio de 2022 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor, lidera o Banco BTG Pactual, com 32 operações e um total de BRL 39,4bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2022 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 50 operações. Em valor, lidera o BMA – Barbosa Müssnich Aragão contabilizando um total de BRL 35,7bi.