Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro – Julho 2022

Mercado de Fusões e Aquisições brasileiro movimenta BRL 179,0bi em 2022

  • Até julho foram registradas 1297 transações
  • Volume de transações apresenta diminuição de 4% em relação a 2021
  • Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 259 transações
  • Aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 4%

O mercado transacional brasileiro registrou um total de 1297 transações e movimentou BRL 179,0bi até julho, de acordo com o relatório mensal do Transactional Track Record em colaboração com o Intralinks e o TozziniFreire Advogados.

Esses números representam uma diminuição de 4% no número de transações em relação ao mesmo período de 2021. Do total das transações, 46% possuem os valores revelados e 76% das operações já estão concluídas.

Em julho, 133 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 18,6bi.

Operações do mercado transacional de julho de 2021 a julho de 2022
Fonte: Transactional Track Record.

O setor de Internet, Software & IT Services foi o mais ativo no período, com um total de 259 transações, representando uma diminuição de 34% em relação ao mesmo período de 2021. Em segundo lugar está o setor de Business & Professional Support Services, com 195 transações. 

Âmbito Cross-Border

Até julho de 2022, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 27  transações e um total de BRL 5,4bi, seguido pelo México e Colômbia, com 10 operações cada.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 136 e 24 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil. 

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 4%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve uma diminuição de 38% até julho.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 49 transações e um total de BRL 10,0bi no período, registrando uma queda de 42% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2021.

No âmbito do  Venture Capital, foram realizadas 420 rodadas de investimento, movimentando um capital de BRL 18,5bi, o que resulta um aumento de 7% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 118 transações e um total de BRL 40,1bi até julho, representando uma diminuição de 9% no número de operações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR em julho de 2022, foi a conclusão da venda, pela Vale, dos ativos do Sistema Centro-Oeste para a J&F Mineração, subsidiária da J&F Investimentos. O valor da transação é de USD 1,2bi.

A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Araujo Fontes; Madrona Advogados; Azevedo Sette Advogados; Lefosse Advogados; e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até julho de 2022 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor, lidera o Banco BTG Pactual, com 41 operações e um total de BRL 51,7bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2022 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 71 operações. Em valor, lidera o BMA – Barbosa Müssnich Aragão contabilizando um total de BRL 42,8bi.