Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro – Abril 2022

Mercado de Fusões e Aquisições brasileiro movimenta BRL 104,9bi no primeiro quadrimestre de 2022

  • No primeiro quadrimestre foram registradas 761 transações
  • Volume de Fusões e Aquisições registra crescimento de 16%
  • Setor de Internet, Software & IT Services é o mais ativo do ano, com 144 transações
  • Empresas norte-americanas aumentaram em 25% suas aquisições no mercado brasileiro

O mercado transacional brasileiro registrou um total de 761 transações e movimentou BRL 104,9bi no primeiro quadrimestre, de acordo com o relatório mensal do Transactional Track Record em colaboração com o Intralinks.

Esses números representam um aumento de 16% no número de transações em relação ao mesmo período de 2021. Do total das transações, 46% possuem os valores revelados e 76% das operações já estão concluídas.

Em abril, 161 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, e um valor total de BRL 38,4bi.

Operações do mercado transacional de abril de 2021 a abril de 2022
Fonte: Transactional Track Record.

O setor de Internet, Software & IT Services foi o mais ativo no período, com um total de 144 transações, representando uma diminuição de 33% em relação ao mesmo período de 2021. Em segundo lugar está o setor de Industry-Specific Software, com 124 transações. 

Âmbito Cross-Border

No primeiro quadrimestre de  2022, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 12  transações e um total de BRL 1,1bi, seguido pela Colômbia com oito operações.

Os Estados Unidos e a Alemanha, com 85 e 16 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil. 

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 38%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve uma diminuição de 35% até abril.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 27 transações e um total de BRL 4,8bi no período, registrando uma queda de 42% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2021.

No âmbito do  Venture Capital, foram realizadas 239 rodadas de investimento, movimentando um capital de BRL 10,8bi, o que resulta um aumento de 25% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 71 transações e um total de BRL 24,4bi até abril, representando um crescimento de 9% no número de operações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Transação do mês

A transação destacada pelo TTR em abril de 2022, foi a conclusão da venda da Oxiteno pela Ultrapar Participações para a Indorama Ventures. O valor da transação é de USD 1,3bi.

A operação contou com a assessoria jurídica em lei brasileira dos escritórios Stocche Forbes Advogados; BMA – Barbosa Müssnich Aragão;  Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo Bank of America; Torre Deutsche Bank; e PwC.

Entrevista com Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Elie J. Sherique, sócio especialista em direito societário, Fusões e Aquisições domésticas e cross-border, e Guilherme Bueno Malouf, sócio especialista em Fusões e Aquisições, investimentos de private equity e constituição de fundos de investimento estruturados, conversaram com o TTR para esta edição, e analisaram quais setores os investidores internacionais podem encontrar as maiores oportunidades no Brasil: “Entendemos que o mercado de energia vem gerando boas oportunidades de negócio no mercado de M&A pois diversas empresas do setor vêm investindo em matrizes renováveis e desenvolvimento de novas formas de geração de energia (sem contar o movimento de transição energética).

O agronegócio brasileiro merece destaque em razão da alta necessidade mundial por tais commodities no pós-pandemia, bem como pelo valor atual do câmbio que maximiza o retorno das empresas do setor nas exportações. Acreditamos que o setor de tecnologia se manterá como um dos setores mais ativos, atraindo atenção de investidores estratégicos e financeiros. Por fim, apostamos também no setor de saúde, em várias de suas vertentes (clínicas e hospitais, farmacêutico, healthtech). Esse setor se mostrou aquecido em 2021 e segue com tendência de forte movimentação.”

Para entrevista completa, clique aqui

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica do primeiro quadrimestre de 2022 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade dos assessores é refletida pelo número de transações e pelo valor total.

Quanto ao ranking de assessores financeiros, por número de transações e em valor, lidera o Banco BTG Pactual, com 22 operações e um total de BRL 31,6bi.

No que se refere ao ranking de assessores jurídicos, por número de transações em 2022 lidera o escritório Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, com 45 operações. Em valor, lidera o BMA – Barbosa Müssnich Aragão contabilizando um total de BRL 26,2bi.