Relatório Mensal Portugal – Outubro 2019

Fusões e aquisições mantém dinamismo e registam alta de 8,5% entre janeiro e outubro

No período de janeiro a outubro o mercado transacional português acumula 318 transações, alta de 8,53% em relação ao mesmo período do ano anterior. Do total, 117 negócios tiveram seus valores divulgados que somaram 8,2 bilhões de euros, o que representa alta de 21,79% ante ao período homólogo de 2018. É importante ressaltar que apenas 4 dos negócios com valor divulgado somaram quase 3 bilhões de euros.

Somente no mês de outubro foram mapeadas pelo TTR,  32 transações e um valor total de 800 milhões de euros de acordo com o mais recente Relatório de M&A do TTR -Transactional Track Record.

O sector Imobiliário foi o de maior movimentação no período, com 73 transações registadas. Tecnologia, com 50 operações, e Financeiro com 33 deals aparece em terceiro. 

Transações cross-border

No âmbito das operações cross-border inbound, em que empresas estrangeiras investiram em companhias baseadas em Portugal, foram registadas 146 transações que somaram 5,98 bilhões de euros. As empresas espanholas seguem como mais ativos, com 39 aquisições no período, seguidos pelas empresas dos Estados Unidos com 26 transações, o que representa um aumento de 52,94% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Venture Capital

Os investimentos realizados por fundos de Venture Capital registou alta de 59,46% no número de operações, 59, além de registar alta de 48,6% no valor total investido que alcançou 331 milhões de euros. As empresas que atuam no segmento de Tecnologia foram as que mais receberam  investimentos com um total de 33 operações, o que representa uma alta de 83%. A Portugal Ventures é a mais ativa com 13 investimentos. 

Transação do Mês

A transação destacada pelo TTR foi a aquisição pela Abanca de 99,77% do Banco Caixa Geral España que era deito pela CGD Caixa Geral de Depósitos.

A Abanca contou com a assessoria jurídica do Uría Menéndez España e do Uría Menéndez – Proença de Carvalho em Portugal. Na parte vendedora a CGD Caixa Geral de Depósitos foi assessorada pelos escritórios VdA – Vieira de Almeida e Pérez-Llorca. Os assessores financeiros da transação foram o Caixa BI e o Société Générale Group.

Rankings – Assessoria Financeira e Jurídica