Relatório Mensal Portugal – Novembro 2019

Mercado português regista 346 Fusões e Aquisições até novembro, alta de 8,4%

No período de janeiro a novembro o mercado transacional português acumula 346 transações, alta de 8,46% em relação ao mesmo período do ano anterior, e caminha para fechar 2019 com números muito próximos ao de 2018, que terminou com 367 negócios mapeados. No período, 130 transações tiveram seus valores divulgados que somaram 8,4 bilhões de euros, o que representa uma redução de 7% ante ao período homólogo de 2018, de acordo com o mais recente Relatório de M&A do TTR -Transactional Track Record

Somente no mês de novembro foram mapeadas pelo TTR – Transactional Track Record  21 transações e um valor total de 143,89 milhões de euros, frente as 26 registadas em novembro de 2018.

O sector Imobiliário apesar de apresentar ligeira retração, 2%, manteve a posição de mais ativo no período, com 79 transações registadas. Tecnologia em segundo com 52 operações, alta de 27% e Financeiro aparece em terceiro com 38 deals, alta de 15%

No âmbito das operações cross-border inbound, em que empresas estrangeiras investiram em companhias baseadas em Portugal, foram registadas 158 transações. As empresas espanholas seguem como as mais ativas, com 42 aquisições no período, e especial preferência pelo sector Imobiliário. Em segunda posição estão as empresas dos Estados Unidos com 27 transações, o que representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Venture Capital

Os investimentos realizados por fundos de Venture Capital registou alta de 67,5% no número de operações, 67, além de registar alta de 51,7% no valor total investido que alcançou 348 milhões de euros.

No número total de investimentos predominam os de âmbito cross-border, 37 negócios, onde fundos estrangeiros realizam investimentos em empresas portuguesas.

As empresas que atuam no segmento de Tecnologia foram as que mais receberam  investimentos com um total de 34 operações, o que representa uma alta de 70%. A Portugal Ventures é a mais ativa com 18 investimentos.

Private Equity

Os investimentos realizados por fundos de Private Equity somaram 33 negócios até novembro, o que representa redução de 15,38% se comparado ao mesmo período de 2018. Em relação aos valores investidos apenas oito destes negócios tiveram valores divulgados que somaram 1,59 bilhões de euros.

Dealmakers

Do ponto de vista dos Dealmakers, termo utilizado pelo TTR para demoninar os profissionais de assessoria, que são atores importantes na dinâminca do mercado de fusões e aquisições português, o relatório traz um completo ranking de assessoria jurídica em transações de Fusões e Aquisições em lei portuguesa, tendo em conta transações que se iniciaram em 2019.