Relatório Mensal Portugal- Agosto 2019

Cresce o interesse de empresas dos Estados Unidos por investimentos em Portugal

De acordo com o Relatório Mensal de M&A do TTR -Transactional Track Record, os anúncios de compra e venda de participação que envolveram a aquisição de empresas portuguesas por estrangeiras com sede nos Estados Unidos registou aumento de 109% entre janeiro e agosto se comparado ao mesmo  período do ano anterior. Este interesse também foi percebido no ano passo que fechou com um aumento de 16% em relação ao ano de 2017.  Um exemplo recente deste tipo de transação é a aquisição realizada pela Mobileum de 100% da empresa lusa WeDo Technologies por 70 milhões de dólares.

Em termos gerais o mercado transacional português acumula 231 transações no período de janeiro a agosto, alta de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Do total, 89 negócios tiveram seus valores divulgados que somaram 6,64 bilhões de euros, o que representa alta de 32% ante ao período homólogo de 2018.

O sector Imobiliário foi o de maior movimentação no período, com 51 transações registadas. Tecnologia, com 39 operações, e Financeiro com 24 deals aparece em terceiro.

Cross-Border

No âmbito das operações cross-border inbound, em que empresas estrangeiras investiram em companhias baseadas em Portugal, os Espanhóis seguem como os mais ativos no mercado nacional. Entre janeiro e agosto foram contabilizadas 35 investidas espanholas no país. Destas, 10 foram aquisições no segmento Imobiliário.

Venture Capital

Na modalidade de investimentos de Venture Capital, alta de 75% no número de operações, 42, além de registar alta de 63% no valor total investido que alcançou 209 milhões de euros.

As empresas que atuam no segmento de Tecnologia foram as que mais receberam  investimentos, foram 24 operações, o que representa uma alta de 71%.

Transação do Mês

A transação eleita pelo TTR como a de destaque do mês foi a conclusão da aquisição pela Invesco dos imóveis onde estão localizados os hotéis Tivoli Avenida Liberdade, Tivoli Oriente e Avani Liberdade, por EUR 313m.

Rankings – Assessoria Financeira e Jurídica