Relatório Mensal Brasil – Abril 2020

Fusões e Aquisições mantêm tendência de queda em abril

Fusões e Aquisições mantêm tendêcia de queda em abril 

Volume de aquisições realizadas por empresas dos Estados Unidos no Brasil sofreu redução de 43%. 

Até o fim do quarto mês do ano observa-se uma desaceleração nos diversos tipos de transação de Fusões e Aquisições, em relação ao mesmo período de 2019. 

Valor e número de transações 

Segundo o mais recente relatório do  TTR – Transactional Track Record, até o fim de abril de 2020, a plataforma mapeou 316 transações envolvendo empresas brasileiras, o que representa uma diminuição de 29% em relação ao mesmo período de 2019. Já no tocante ao valor total transacionado, até o fim do mês de abril houve uma movimentação de BRL 41,8bi, ou seja, uma diminuição de 52% em relação ao valor transacionado até o fim de abril de 2019. Os dados do mês de abril, com 60 negócios registrados, reforça a tendêcia de queda inciada em março.  

Setores mais ativos  

Com referência aos setores mais ativos, até o fim de abril podemos observar que a ordem do primeiro trimestre se mantém. Assim, o setor tecnológico continua na liderança com 76 transações, seguido pelo setor financeiro com 38 e no terceiro lugar, figura o setor imobiliário com 35. 

Transações Cross-border 

As operações transnacionais mapeadas pela TTR do começo de 2020 até o fim de abril, refletem uma diminuição considerável em relação ao mesmo período de 2019. O volume de aquisições realizadas por empresas dos Estados Unidos no Brasil sofreu uma redução de 43%, porém mantiveram a posição como as que mais adquiriram empresas brasileiras, com 21 negócios e um total de BRL 1,9bi transacionados, seguido pelo Canadá e pela França, com seis e quatro transações respectivamente. 

As aquisições de empresas brasileiras por estrangeiras no setor de Tecnologia e Internet, tiveram uma redução de 50%. Além disso, fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros reduziram seus investimentos em empresas brasileiras em 43%, em relação ao começo de janeiro até o fim de abril de 2019. 

No sentido contrário, foram mapeadas até o fim de abril, 14 transações onde empresas brasileiras realizaram aquisições no exterior, sendo os Estados Unidos o destino preferido com 7 transações e BRL 1,3bi movimentados. 

Private Equity 

As transações envolvendo fundos de Private Equity realizadas do começo de janeiro até o fim de abril de 2020 tiveram uma diminuição considerável de 80% do valor transacionado com BRL 1,2bi, em relação ao mesmo período de 2019. Já o volume de transações diminuíram em 3% com 29 transações.  

Os dois setores mais ativos foram o Rodovias e o de Transporte, aviação e logística, com cinco operações cada. O fundo que mais se destacou foi o Monte Equity Partners que esteve envolvido em seis transações. 

Venture Capital 

Já as transações envolvendo fundos de Venture Capital realizadas do começo de janeiro até o fim de abril de 2020 representaram uma diminuição de 4% no total do valor transacionado com BRL 2,4bi, em relação ao mesmo período de 2019. Já o volume de transações aumentou em 3% com 72 operações.  

O setor mais ativo do período foi o de Tecnologia com 40 transações, seguido pelo setor Financeiro e seguros com 13 transações. O fundo que mais se destacou foi o e.Bricks Ventures que esteve envolvido em seis transações. 

Transação destacada 

A transação destacada pelo TTR foi a conclusão da aquisição da Adtalem, grupo de ensino superior privado brasileiro, pela YDUQS. O valor da transação foi de BRL 2,20bi. 
 
A Adtalem é um grupo de ensino superior privado brasileiro com 102 mil alunos matriculados, e detentor das marcas Ibmec, Wyden (FMF, Unimetrocamp, Facid, UniFBV, Facimp, UniRuy, Área 1, Unifavip, Unifanor e Faci), Damásio Educacional, SJT Med e Clio. 

Rankings de assessoria financeira e jurídica