Informe Trimestral Brasil – 3T 2021

Volume de fusões e aquisições cresce 54% até setembro

  • Até setembro de 2021, foram mapeadas 1.716 transações
  • Setor de Tecnologia é o mais ativo do ano, com 640 transações e crescimento de 83%
  • A empresas norte-americanas aumentaram em 75% suas aquisições no Brasil
  • Houve um aumento de 63% no número de transações em Venture Capital 

O mercado transacional brasileiro registrou um total de 1.716 transações e movimentou BRL 376,2bi até o terceiro trimestre de 2021, de acordo com o relatório trimestral do Transactional Track Record.

Esses números representam um aumento de 54% no número de transações em relação ao mesmo período de 2020. Do total das transações, 50% possuem os valores revelados e 78% das operações já estão concluídas.

No terceiro trimestre, 699 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 104,8bi, sendo o trimestre mais ativo desde os últimos oito trimestres, em relação ao número de transações.

O setor de Tecnologia permanece o mais ativo do ano, com um total de 640 transações, representando um aumento de 83% em relação ao mesmo período de 2020. Em segundo lugar está setor de Financeiro e Seguros, com 318 transações.

Âmbito Cross-Border 

Até o terceiro trimestre de 2021, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 38 transações com um total de BRL 1,6bi, seguido pela Colômbia com 12 operações e pela Argentina com 11 transações.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 154 e 28 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil. Os Estados Unidos se destacam pelo total movimentado de BRL 70,6bi.

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 75% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 69%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve um aumento de 30% até setembro de 2021.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 93 transações por um total de BRL 45,8bi até agosto, registrando um aumento de 5% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2020.

No mercado de Venture Capital, foram realizadas 510 transações, movimentando um capital de BRL 45,3bi, o que resulta um aumento de 63% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 168 transações por um total de BRL 78,1bi até o terceiro trimestre de 2021, representando um aumento de 0,6% no número de transações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Transação do trimestre 

A transação destacada pelo TTR no 3T21, foi a conclusão da aquisição da Cia. Hering pela Animale, controlada do Grupo de Moda Soma. O valor da transação foi de BRL 5,1bi.

A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; e Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo BR Partners; G5 Partners; e pelo Banco Santander.

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até o terceiro trimestre de 2021 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade das empresas líderes é reportada pelo número de transações e pelo valor total.