Informe Mensal Portugal – Novembro 2020

Fusões e Aquisições mantêm tendência de queda com redução acumulada de 23% no ano 

No mês de novembro foram registadas 21 fusões e aquisições  

Fundos de Venture Capital realizaram um total de 54 investimentos até novembro  

Empresas dos Estados Unidos reduziram o volume de aquisições em Portugal em 64%


O mercado transacional português registou até o mês de novembro 334 transações, onde 164 delas tiveram seus valores divulgados que somam EUR 16,3bi, segundo o informe mensal do TTR – Transactional Track Record, o que representa um aumento de 36,2% do valor movimentado e uma redução de 23% no volume de negócios, em relação ao mesmo período de 2019. 

No mês de novembro foram registadas 21 fusões e aquisições entre anunciadas e concluídas, por um valor total de EUR 732,66m. Depois de uma tendência de crescimento que se manteve até setembro, houve uma reversão que atinge o ponto mínimo em novembro, com o menor volume dos últimos 12 meses.  

Os setor Imobiliário se mantêm como mais ativo do ano, com 88 transações até o fim de outubro, o que representa uma redução 7% em relaçção ao mesmo período do ano anterior. O setor de empresas de tecnologia vem logo a seguir com 43 operações, o que representa uma redução de 30%. 

Âmbito Cross-Border 

As empresas espanholas seguem como as que mais realizam aquisições de empresas portuguesas, com 34 transações registadas até novembro, tendo participado em sete negócios no setor imobiliário. As empresas com sede no Reino Unido ocupam a segunda posição com 19 aquisições  

Empresas dos Estados Unidos reduziram o volume de aquisições em Portugal em 64% entre janeiro e novembro. Da mesma forma, Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros também reduziram seus investimentos em Portugal em 17%.  

Em relação à atuação portuguesa no exterior, Espanha continua sendo o destino favorito na hora de realizar aquisições, foram 16 registadas até o fim de novembro. 

Venture Capital 

Os fundos de Venture Capital realizaram um total de 54 investimentos até novembro, volume que representa redução de 28% em relação ao mesmo período de 2019. Do total, 46 rodadas de investimentos tiveram seu valor divulgado que somam EUR 820m. O setor que mais atraiu investimentos  foi o de Tecnologia com 25 transações, redução de 38% na comparação anual. 

Transação do mês 

A transação destacada pelo TTR no mês de novembro foi a conclusão da venda realizada pela Vertix, empresa controlada pela Prisa, de 64,7% que detinha na Grupo Media Capital, pelo valor de aproximadamente EUR 36,85m. A transação contou com a assessoria em lei portuguesa dos escritórios  Garrigues Portugal, Gómez-Acebo & Pombo Portugal e VdA – Vieira de Almeida.