Informe Mensal Portugal – Janeiro 2021

Mercado transacional inicia 2021 com retração de 47% no volume de Fusões e Aquisições


O mercado transacional português registou no mês de janeiro 20 transações e um valor total de EUR 189,5m, segundo o informe mensal do TTR. Este valor representa uma diminuição de 92% do valor movimentado e uma redução de 47% no número de transações, em relação ao mesmo período de 2020. 

O setor mais ativo do mês foi o Imobiliário com seis transações, redução de 50% na comparação anual. Seguem o setor de Energia Elétrica, Energia Solar e Financeiro e de Seguros, com duas transações cada um. 

Âmbito Cross-Border 

A Espanha continua sendo o país que mais investe em Portugal, com três transações em janeiro. A  França está na segunda colocação com duas operações. Em janeiro, Portugal investiu nos Estados Unidos e na Alemanha com uma transação em cada país. 

Transação do mês 

A transação destacada pelo TTR no mês de janeiro foi a aquisição da empresa Teclena por parte da Zinc Capital. 

A operação foi do setor industrial. A assessoria jurídica ficou por parte das firmas CCSL Advogados, AFMA – António Frutuoso de Melo & Associados e Sérvulo & Associados. 

League Tables 

O informe publica os rankings de assessores financeiros e jurídicos até dezembro de 2020 en M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercado de Capitais, onde se informa a atividade das firmas destacadas pelo valor total das mesmas.