Informe Mensal Brasil – Novembro 2020

Mercado brasileiro registra 1.309 Fusões e Aquisições, até novembro

Os Estados Unidos realizaram 109 aquisições de empresas brasileiras 

Número de investimentos realizados por fundos de Venture Capital aumenta em 27% 

Setor de Tecnologia é o mais ativo com 435 transações 


Patrocinado pelos:

Intralinks
This image has an empty alt attribute; its file name is tozzini_news.png

O mercado de fusões e aquisições brasileiro registrou até o mês de novembro 1.309 transações, das quais 609 tiveram seus valores divulgados que somam BRL 183,3 bi, segundo o informe mensal do TTR. Em concreto, houve uma redução de 8,72% no volume e 39,26%  no valor total transacionado, em relação ao mesmo período de 2019

Somente no mês de novembro o TTR mapeou 120 transações e registrou um valor total de BRL 15,74bi. É um número de negócios consideravelmente inferior aos 161 registrados no mês anterior, e aos 150 de novembro de 2019. 

Os setor de Tecnologia caminha para fechar o ano como o mais ativo com 435 transações, cenário que se repete desde 2016. Somente em novembro foram realizadas 47 fusões e aquisições onde empresas de tecnologia foram target.  

Âmbito Cross-Border 

Os Estados Unidos reduziram suas aquisições no Brasil em 12,8% até novembro, mesmo assim, ainda são o investidor mais ativo com 109 transações, das quais 49 correspondem a aquisições de participações em empresas de tecnologia.   

As empresas da Alemanha aparecem em segundo lugar com 18 aquisições, sendo oito de empresas de tecnologia. A maior delas foi o acordo assinado pela Klabin para alienar a unidade de papéis para embalagens localizada na cidade de Nova Campina, São Paulo, ao Grupo Klingele Paper & Packaging, por BRL 196m. 

Em relação a atuação brasileira no exterior, os Estados Unidos são o destino favorito na hora de realizar aquisições, foram 21 transações até o fim de novembro, com oito delas tendo empresas de tecnologia como target.  

Venture Capital 

Os fundos de Venture Capital investiram um total de BRL 15,2 bi até novembro, o que representa um aumento de 52,3% em relação ao mesmo período de 2019. Foram 355 rodadas de investimento, representando um crescimento anual de 27%. O setor que mais recebeu investimentos foi o de Tecnologia, com 234 transações registradas, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Transação do mês 

This image has an empty alt attribute; its file name is BR_DOM.png

A transação destacada pelo TTR no mês de novembro foi a conclusão da venda pela Petrobras de 100% da sua participação no  Campo Petrolífero Baúna, área de concessão BM-S-40, localizado em águas rasas na Bacia de Santos, para a Karoon Brasil, subsidiária da Karoon Energy. O valor da transação foi de USD 665m.

A transação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Tauil & Chequer Advogados Associado a Mayer Brown e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. O Banco BTG Pactual atuou como assessor financeiro da Karoon Brasil. 

Ranking de assessores Jurídicos e Financeiros

O relatório publica os rankings de assessores financeiros e jurídicos até setembro de 2020 en M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercado de Capitais, onde se informa a atividade das firmas destacadas pelo número de transações e pelo valor total das mesmas.