Informe Mensal Brasil – Julho 2020

Fusões e aquisições no Brasil têm redução de 21%, até julho

Investimentos em startups de tecnologia aumentam 29% em 2020 

Investimentos em startups de saúde e higiene crescem 214% em 2020 

Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros reduzem seus investimentos em 54% 


Patrocinado pelo:

This image has an empty alt attribute; its file name is SSNC-Intralinks-Logo-RGB-Blue-F-1024x321.png

O mercado transacional brasileiro registrou até o mês de julho 646 transações com um valor total de BRL 84,5bi, segundo o informe mensal do TTR – Transactional Track Record. Isto representa uma diminuição de 47% do valor movimentado e uma redução de 21% no número de transações, em relação ao mesmo período de 2019. 

Por sua vez, no mês de julho se registraram 104 transações de fusões e aquisições entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 28,7bi. 

Os setor mais ativo do ano é o de Tecnologia com 182 transações até o fim de julho. Seguido pelo setor Financeiro e de Seguros com 86 operações e em terceiro lugar, o setor Imobiliário com 71 transações. 

Âmbito Cross-Border 

Os Estados Unidos reduziram suas aquisições no Brasil em 19%, mesmo assim, ainda são o investidor mais ativo com 55 transações até o fim de julho. Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros também reduziram seus investimentos no Brasil em 54%. Da mesma forma, empresas estrangeiras diminuíram em 17% seus investimentos no setor de Tecnologia e Internet no Brasil, na comparação anual. 

Em relação a atuação brasileira no exterior, Estados Unidos  é o destino favorito na hora de realizar investimentos, com dez transações até o fim de julho. O segundo lugar onde o Brasil investiu mais esse ano é a Colômbia com quatro transações. 

Private Equity 

Até julho, os fundos de Private Equity registraram BRL 1,9bi no valor transacionado, o que representa uma redução de 86% na comparação anual. O número de transações foi 45, diminuição de 21%. 

Venture Capital 

Os fundos de Venture Capital movimentaram um total de BRL 3,8bi até julho, diminuição de 38% em relação a 2019. Já as transações foram 162, representando um aumento de 17%. O setor que mais movimentou foi o de Tecnologia com 101 transações, aumento de 29% na comparação anual. Outro setor que teve um grande salto foi o de Saúde e Higiene, com 22 transações, crescimento de 214% na comparação anual. 

Transação do mês 

A transação destacada pelo TTR no mês de julho foi a venda por parte da Petrobras da participação remanescente de 10% na TAG para o grupo formado pela Engie e pelo fundo canadense Caisse de dépôt et placement du Québec

A operação do setor de energia movimentou BRL 1bi.  A transação contou com a assessoria em lei brasileira dos escritórios Tauil & Chequer Advogados Associado a Mayer Brown, do Stocche Forbes Advogados e do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. 

Ranking de assessores Jurídicos e Financeiros