Informe Mensal Brasil – Janeiro 2021

Volume de fusões e aquisições em janeiro é 27% inferior ao do mesmo mês de 2020


No primeiro mês de 2021 o mercado transacional brasileiro registrou 68 fusões e aquisições, das quais 39 tiveram valores divulgados que somam BRL 56,3bi, segundo dados do TTR. O volume registrado em janeiro é 27% inferior ao do mesmo mês de 2020.  

  

Com referência aos setores mais ativos, o de empresas de Tecnologia sai na frente mais uma vez, porém com uma redução de 9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os segmentos Financeiro e Ditribuição e Varejo também apresentam redução no volume. 

Âmbito Cross-Border 

Empresas dos Estados Unidos realizaram 13 aquisições no Brasil e mantiveram a posição como as que mais adquiriram empresas brasileiras. A Argentina aperece na segunda posição com quatro aquisições.  

No sentido contrário, foram mapeadas em janeiro quatro transações onde empresas brasileiras realizaram aquisições no exterior, sendo uma em cada um dos países Colômbia, Estados Unidos, Moçambique e Países Baixos.  

Venture Capital 

As transações envolvendo fundos de Venture Capital realizadas em Janeiro representaram uma diminuição de 6% no volume com um total de 29 investimentos. Deste total, 20 tiveram valores divulgados que somaram BRL 3,4bi. 

O setor mais ativo do período foi o de Tecnologia com 20 transações, seguido pelo setor Financeiro e seguros com 6 transações.  

Transação do mês 

A transação destacada pelo TTR no mês de Janeiro foi a conclusão da aquisição da Dupatri pela Elfa, por BRL 185m. A Dupatri desenvolve atividades de comércio atacadista e de distribuição de medicamentos de uso humano e materiais médicos hospitalares. 

A transação contou com a assessoria dos escritórios Lefosse Advogados e Naves Advogados Associados.

Ranking de assessores Jurídicos e Financeiros

O informe publica os rankings de assessores financeiros e jurídicos em 2020 en M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercado de Capitais, onde se informa a atividade das firmas destacadas pelo número de transações e  pelo valor total das mesmas.