Informe Mensal Brasil – Agosto 2021

Fusões e Aquisições registra aumento de 52% até agosto de 2021

  • Foram 1.453 transações registadas e um valor  total de BRL 331,2bi, até agosto 
  • As empresas norte-americanas aumentaram em 91% suas aquisições no mercado brasileiro 
  • Agosto é o mês mais ativo do ano com 232 transações 
  • Fundos de Venture Capital investem BRL 40,7bi até agosto de 2021 

Patrocinado por:


O mercado transacional brasileiro registrou um total de 1453 transações e movimentou BRL 331,2bi até agosto, de acordo com o relatório mensal do Transactional Track Record

Esses números representam um aumento de 52% no número de transações em relação ao mesmo período de 2020. Do total das transações, 50% possuem os valores revelados e 77% das operações já estão concluídas. 

Em agosto, 232 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 32,3bi, sendo o mês mais ativo do ano em relação ao número de transações. 

O setor de Tecnologia permanece o mais ativo do ano, com um total de 547 transações, representando um aumento de 78% em relação ao mesmo período de 2020. Em segundo lugar está setor de Financeiro e Seguros, com 265 transações.   

Âmbito Cross-Border 

Até agosto de 2021, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 33 transações com um total de BRL 1,6bi, seguido pela Argentina com 11 operações e pela Colômbia com 10 transações. 

Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 140 e 25 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil.  Os Estados Unidos se destacam pelo total movimentado de BRL 75bi. 

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 91% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram em 81%. 

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve um aumento de 66% até agosto de 2021. 

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 84 transações por um total de BRL 34,2bi até agosto, registrando um aumento de 9% no número de operações, em comparação com o mesmo período de 2020. 

No mercado de Venture Capital, foram realizadas 416 transações, movimentando um capital de BRL 40,7bi, o que resulta um aumento de 56% no número de transações. 

No segmento de Asset Acquisitions, foram registradas 137 transações por um total de BRL 69bi até agosto, representando uma diminuição de 6% no número de transações, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Transação do mês 

A transação destacada pelo TTR em agosto de 2021, foi a conclusão da aquisição da Biosev pela Raízen Energía. O valor da operação foi de aproximadamente BRL 3,6bi em dinheiro, além de uma troca de ações de 3,2% de titularidade da Raízen. 

A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; e Cescon, Barrieu Flesch & Barreto Advogados.  

Ranking de assessores financeiros e jurídicos

O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até de agosto de 2021 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a atividade das empresas líderes é reportada pelo número de transações e pelo valor total.