Informe Trimestral Brasil – 2T 2021

Mercado de Fusões e Aquisições brasileiro registra aumento de 48% no primeiro semestre de 2021

No decorrer de 2021, foram registradas 916 transações, mobilizando um capital de BRL 258bi

Houve um aumento de 100% de empresas norte-americanas adquirindo empresas brasileiras

O setor de Tecnologia é o mais ativo do ano, com 363 transações e registrando um crescimento de 98%

Investimentos de fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital apresentaram um aumento de 41% em 2021


O mercado transacional brasileiro registrou no primeiro semestre, 916 operações com valor total de BRL 258bi, segundo relatório trimestral do TTR.

Esses números representam um aumento de 48% no número de transações em relação ao mesmo período de 2020. Do total das transações, 50% possuem os valores revelados e 80% das operações já estão concluídas.

No segundo trimestre de 2021, 485 fusões e aquisições foram registradas, entre anunciadas e concluídas, por um valor total de BRL 99,4bi.

O setor de Tecnologia permanece o mais ativo do ano, com um total de 363 transações, representando um aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2020. Em segundo lugar está setor de Financeiro e Seguros, com 170 transações.

Âmbito Cross-Border 

Até junho de 2021, as empresas brasileiras escolheram os Estados Unidos como seu principal destino de investimento, com 15 transações por um total de BRL 853m, seguido pela Colômbia com 7 transações e com um capital mobilizado de BRL 674m.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, com 94 e 18 transações, respectivamente, são os países que mais investiram no Brasil.  Os Estados Unidos se destacam pelo total movimentado de BRL 66bi.

As empresas norte-americanas que adquirem empresas brasileiras registraram um aumento de 100% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram 134%.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas brasileiras, houve um aumento de 41% no primeiro semestre de 2021.

Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

Em Private Equity, foram contabilizadas 59 transações com valor total de BRL 30bi até junho, representando um aumento de 7% no número de transações, em comparação com o mesmo período de 2020.

No mercado de Venture Capital, foram realizadas 276 transações movimentando um capital de BRL 27bi, o que resulta um aumento de 66% no número de transações.

Já em Asset Acquisitions, foram registradas 77 transações por um total de BRL 63bi até junho, representando uma diminuição de 25% no número de transações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Transação do trimestre 

A transação destacada pelo TTR no segundo trimestre foi a aquisição de 92% da RD Station pela TOTVS, através de sua subsidiária Bematech, cujo valor totalizou BRL 1,8bi.

A operação contou com a assessoria legal dos escritórios FM/Derraik Advogados, Lefosse Advogados, Bronstein Zilberberg Chueiri & Potenza Advogados, Veirano Advogados e Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pelo Morgan Stanley Brasil e Rothschild Brasil.

League Tables 

O relatório publica os rankings de asssessoria financeira e jurídica até junho de 2021 para M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercado de Capital, relatando a atividade dos escritórios líderes por número e valores de transações.