Dinamismo no setor de Petróleo e Gás

TTR-Deal-Tracker

TTR Deal Tracker
www.TTRecord.com

BRASIL

 O TTR Deal Tracker Brasil é um email mensal que contém tendências do mercado transacional  brasileiro, além de incluir um ranking  Year to Date (YTD) dos principais assessores jurídicos e financeiros.


BRASIL: Dinamismo no setor de Petróleo e Gás

No período de janeiro a julho de 2016 o número de transações envolvendo empresas que atuam no segmento de Oil & Gas apresentou um aumento de 113% se comparado ao mesmo período de 2015, segundo os dados do TTR (www.TTRecord.com).
Além disso houve um aumento no número de aquisições de ativos, foram registradas cinco operações em 2016 YTD, frente as duas registradas no mesmo período do ano anterior.

Rankings / League Tables

Brasil Ranking – 2016

Assessoria Financeira – Year to Date (YTD)

O Banco Itaú BBA lidera o ranking TTR de assessoria financeira sete primeiros meses de 2016 com 19 transações com um valor total de USD 11,3bi, o que representa uma redução de 21% no volume de transações e 20% no valor total se comparado com o mesmo período de 2015, quando também liderou o ranking. O Banco Bradesco BBI subiu da terceira posição no ranking do mesmo período de 2015 para segundo, ficando na frente do Banco BTG Pactual que está em terceiro. O Bradesco BBI assessorou 14 transações  com um valor combinado de USD 10,8bi, o que  representa um aumento de 133% no volume de transações e um aumento de 18% no valor total. O Banco BTG Pactual assessorou 11 transações cujo valor agregado foi de USD 4,6bi o que representa uma redução de 45% em relação ao mesmo período de 2015. O Bank of America Merrill Lynch, na quarta posição, não esteve entre os 10 primeiros no ranking de assessoria financeira no primeiros sete meses de 2015, tal como o Banco Santander, em quinto, a Vinci Partners em sexto, e Rothschild  em sétimo. O BR Partners caiu da sétima posição em 2015 para oitavo em 2016 com cinco transações e um valor total de USD 1,3bi, o que representa um aumento de 625% no valor agregado. O Morgan Stanley em nono, e Magma em décimo, não estiveram entre os 10 primeiros do ranking dos sete primeiros meses de 2015.

Assessoria Jurídica – Year to Date (YTD)

O TozziniFreire Advogados lidera o ranking TTR de assessoria legal com 31 transações e um valor total agregado de USD 1,8bi, o que representa um aumento de 94% no volume de transações e 121% no valor total agregado se comparado com o mesmo período do ano anterior, quando esteve na oitava posição do ranking. O Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados ocupa a segunda posição com 30 transações e valor total de USD 12bi, maior valor agregado do ranking, o que representa um aumento de 30% no volume e 34% no valor total se comparado ao mesmo período de 2015 quando ocupou a quarta posição. O Pinheiro Neto Advogados desceu da primeira posição ocupada há um ano atrás para a terceira com 29 transações que somam USD 8,7bi. O Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados subiu uma posição no ranking passando a quarto com 29 transações com valor total agregado de USD 3,4bi, o que representa aumento de 26% no volume e uma redução de 16% no valor total agregado. O Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados caiu três posições no ranking, passando a ocupar a quinta posição mesmo tendo tido um aumento de 16% no volume de transações. O Stocche, Forbes, Padis, Filizzola, Clapis, Passaro, Meyer e Refinetti Sociedade de Advogados, em sexto, não esteve entre os 10 primeiros no ranking dos sete primeiros meses de 2015. O Veirano Advogados caiu uma posição, passando a sétimo, com 17 transações,  porém com uma aumento de aproximadamente 1300% no valor total. O Barbosa, Müssnich, Aragão caiu da terceira para a oitava posição, com um volume 26% inferior. O Lefosse Advogados, em nono, não esteve entre os 10 primeiros do ranking em 2015. O Demarest Advogados ocupa a décima posição com 16 transações com valor total agregado de USD 2,4bi.


* Os Rankings TTR deste report são elaborados com transações anunciadas e/ou concluídas em 2016 Year to date. Estão incluídas transações de investimento e desinvestimento de Private Equity / Venture Capital, compra/venda de ativos e formação de Joint Ventures. Os Rankings de assessores jurídicos do México e do Brasil consideram apenas assessorias nas respectivas leis locais. Em todos os rankings são considerados apenas deals onde alguma empresa do respectivo país tenha sido target na transação, no caso do ranking LATAM, algum país latinoameircano. No ranking LATAM não há especificação sobre a lei da assessoria, além disso o filtro considera apenas firmas de UK/US.

Em caso de empate o critério de desempate é: empate por número de transações, se desempata com o valor total; empate por valor total, se desempata por número de transações. E quando exista um empate em número e valor, será mantida a mesma posição e a ordem será alfabética.