Brasil – Investimentos de private equity representam 17% do total de transações em novembro

Market-Report-Brazil-November

Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro

  • Em 2014 o Brasil movimentou aproximadamente BRL 193,16bi, um valor 52% superior ao registrado no ano de 2013
  • Em 2014 os Private Equity investiram BRL 12,39bi em território nacional

São Paulo, 17 de dezembro de 2014.- Neste mês de novembro o mercado transacional brasileiro registrou 49 transações, entre anunciadas e concluídas, frente as 61 registradas no mesmo período do ano passado, segundo o Relatório Mensal TTR (www.TTRecord.com). O valor total movimentado foi de aproximadamente BRL 24,12bi, tendo em conta as transações com valor divulgado. No acumulado do ano, o número de transações anunciadas e concluídas já somam 711, com um valor total movimentado de BRL 158,81bi.

Em termos interanuais, o número de operações do mês de novembro de 2014 teve uma variação negativa de 19,69% em comparação ao mesmo período do ano passado, e uma variação positiva de 250,69% do valor movimentado este mês em comparação a novembro de 2013.

Entre os setores se destaca o setor financeiro e de seguros que superou em número de transações o ano de 2013. E o setor de distribuição e varejo que vem registrando um número de operações bastante inferior ao do ano passado.

 

Aquisições feitas por empresas estrangeiras no Brasil

Em relação às aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil foram registradas 18 transações neste mês de novembro. As empresas norte-americanas foram as que mais realizaram aquisições, com um total de seis transações, que estão distribuídas principalmente pelos segmentos de Internet e Multimídia. O segundo país que mais realizou aquisições no Brasil este mês foi a Itália com um total de duas transações.


Private Equity e Venture Capital

As transações envolvendo Private Equity e Venture Capital representaram, respectivamente, 17% e 6% do total de transações deste mês de novembro. O valor total movimentado pelas transações de Private Equity foi de aproximadamente BRL 2,71bi, enquanto que as de Venture Capital movimentaram cerca de BRL 30,50m, tendo em conta as transações com valor divulgado.


América Latina

No mercado de fusões e aquisições deste mês foram registradas 116 transações na América Latina. O país que movimentou o maior valor foi o Brasil com BRL 24,12bi, ou aproximadamente USD 9,34bi, seguido pelo Chile com USD 5,20bi e pelo México com USD 4,85bi.


Mercado de Capitais

Desde o início do ano até agora, o mercado brasileiro apesar dos vários anúncios de IPOs registrou apenas uma transação concluída frente as dez transações do ano de 2013. Igualmente o número de Follow on também é bastante inferior ao ano passado.


Transação destacada do quarto trimestre

A transação destacada pelo TTR de novembro foi a aquisição realizada pela American Tower do Brasil, subsidiária da norte-americana American Tower, de 100% do capital social da BR Towers, por aproximadamente BRL 2,25bi. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados; Lape Mansfield Nakasian & Gibson; KLA – Koury Lopes Advogados e Duarte Garcia, Caselli Guimaraes e Terra Advogados. Também, atuaram como assessores financeiros: Banco Bradesco BBI; Deutsche Bank e Santander Global Banking & Markets.

 

Para mais informações:

Wagner Rodrigues

TTR – Transactional Track Record

Tlf. + 34 91 279 87 59

wagner.rodrigues@TTRecord.com

www.TTRecord.com

 

TTR – Transactional Track Record é um serviço premium online que ajuda aos profissionais do mercado transacional a potencializar seus negócios em todo o mundo de língua portuguesa e espanhola, oferecendo inteligência prospectiva e oportunidades de negócio em transações anunciadas, completadas ou canceladas em todos os setores da indústria.