Brasil – Fusões e aquisições no mercado brasileiro até agosto, superam os valores de todo o ano de 2013

Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro

Neste mês de agosto o mercado transacional brasileiro registrou 76 transações, entre anunciadas e concluídas, frente as 83 registradas no mesmo período do ano passado, segundo o relatório mensal de TTR (www.TTRecord.com). O valor total movimentado foi de aproximadamente BRL 31,5bi, tendo em conta as transações com valor divulgado. De janeiro a agosto deste ano o número de transações envolvendo empresas brasileiras já soma 504 com um valor total movimentado de aproximadamente BRL 131,88bi, valor que já ultrapassa o valor movimentado em todo o ano de 2013.

As transações envolvendo private equity e venture capital representaram 13% e 15%, respectivamente, do total de transações deste mês de agosto. O valor total movimentado pelas transações de private equity foi de aproximadamente BRL 745,4m, enquanto que as de venture capital movimentaram cerca de BRL 90,5m, tendo em conta as transações com valor divulgado.

Em relação às aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil, as empresas norte-americanas foram as mais ativas com seis aquisições que se distribuiram pelos segmentos automotivo, financeiro e seguros, mineração, químico, telecomunicações e consultoria. A França foi o segundo país mais ativo, com duas aquisições nas industrias alimentar e farmacêutica.

O segmento de empresas de internet foi o mais ativo do mercado transacional, com 11 transações registradas neste mês de agosto. De janeiro a agosto deste ano as empresas que atuam neste segmento foram as que mais atraíram investimentos de empresas estrangeiras, com 21 transações no total, onde predominaram aquisições realizadas por empresas dos Estados Unidos, cerca de 44% do total.


Transação destacada do quarto trimestre

A transação destacada pelo TTR foi a conclusão da venda pela Vale – Companhia Vale do Rio Doce de 26,5% do capital social da VLI – Valor da Logística Integrada, anunciada em dezembro de 2013, para a Brookfield Brasil, subsidiária da Brookfield Asset Management, por BRL 2bi. Participaram como assessores desta transação os escritórios Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados e Pinheiro Guimarães Advogados. O Banco BTG pactual atuou como assessor financeiro.

 

Para mais informações:

Wagner Rodrigues

TTR – Transactional Track Record

Tlf. + 34 91 279 87 59

wagner.rodrigues@TTRecord.com

www.TTRecord.com

 

TTR – Transactional Track Record é um serviço premium online que ajuda aos profissionais do mercado transacional a potencializar seus negócios em todo o mundo de língua portuguesa e espanhola, oferecendo inteligência prospectiva e oportunidades de negócio em transações anunciadas, completadas ou canceladas em todos os setores da indústria.