Brasil – Fusões e Aquisições no Brasil movimentam aproximadamente R$ 2,54bi em janeiro

Relatorio-Mensal-Brasil

Relatório anual sobre o mercado transacional brasileiro

  • Em janeiro de 2015 foram registradas 14 transações de Venture Capital frente as 3 do mesmo período do ano passado

São Paulo, 19 de fevereiro de 2015.- No primeiro mês do ano o mercado transacional brasileiro registrou 61 transações que movimentaram aproximadamente BRL 2,54bi, entre anunciadas e concluídas, tendo em conta as transações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal TTR (www.TTRecord.com).

Em relação ao número de transações houve uma redução de 26,22% em relação ao mesmo período de 2014. Do total de transações com valor divulgado, cerca de 91% envolvaram valores inferiores a BRL 200m.

 

Subsetores mais ativos

O ano de 2015 segue uma tendência dos últimos anos, os subsetores Internet e Tecnologia estão entre os mais ativos. Em 2015 já foram registradas 12 transações no subsetor Internet e 10 no subsetor Tecnologia.


Aquisições feitas por empresas entrageiras no Brasil

Em relação as aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil, as empresas norte-americanas foram as mais ativas no primeiro mês do ano, com 10 aquisições que se distribuíram pelos segmentos de internet, tecnologia, imobiliário, automóveís, químico, distribuição e varejo, marketing e publicidade e produção industrial. A Alemanha foi o segundo país mais ativo com três aquisições, e Chile e Japão foram os únicos países não europeus, além dos Estados Unidos, que realizaram compras no Brasil.


Aquisições brasileiras no estrangeiro

As empresas brasileiras em janeiro de 2015 realizaram duas aquisições no exterior, uma na Colômbia e outra na Espanha movimentando aproximadamente BRL 42,06m.

 

Fusões e aquisições na América Latina

No primeiro mês do ano, o mercado transacional brasileiro foi o mais ativo da América Latina, seguidas pelas empresas mexicanas e chilenas, com 22 transações cada uma, e pelas empresas argentinas e colombianas, com 12 transações cada uma.


Venture Capital

O mês de janeiro de 2015 registrou um grande aumento no número de transações envolvendo Venture Capital, foram registradas 14 transações frente as 3 registradas em janeiro de 2014. Se comparamos este número com todos os meses do ano passado, esse valor perde apenas para maio e julho de 2015, quando foram registradas 15 transações.

Já em relação aos subsetores que mais atraíram investimentos, o ano de 2015 segue a tendência observada nos anos de 2014, 2013 e 2012, em que os subsetores mais ativos são Internet e Tecnologia, respectivamente.


Transação do mês

A transação destacada no mês de janeiro pelo TTR foi a aquisição realizada pela CDC Brasil de 100% do capital social da Network1 por BRL 160m. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Basham Ringe y Correa; Brigard & Urrutia Abogados; Claro y Cía. Abogados; Demarest Advogados; Estudio Olaechea; e Derraik & Menezes Advogados, e como assessores financeiros EY Brasil e PwC Brasil.

 

Para mais informações:

Wagner Rodrigues

TTR – Transactional Track Record

Tlf. + 34 91 279 87 59

wagner.rodrigues@TTRecord.com

www.TTRecord.com

 

TTR – Transactional Track Record é um serviço premium online que ajuda aos profissionais do mercado transacional a potencializar seus negócios em todo o mundo de língua portuguesa e espanhola, oferecendo inteligência prospectiva e oportunidades de negócio em transações anunciadas, completadas ou canceladas em todos os setores da indústria.