Brasil – Estados Unidos mantêm ritmo de aquisições de empresas brasileiras

Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro

São Paulo, 18 de novembro de 2014.- Neste mês de outubro o mercado transacional brasileiro registrou 63 transações, entre anunciadas e concluídas, frente as 78 registradas no mesmo período do ano passado. O valor total movimentado neste mês foi de aproximadamente BRL 17,93bi, tendo em conta as transações com valor divulgado. De janeiro a outubro o número de transações envolvendo empresas brasileiras já soma 651, sendo que 96 delas foram investimentos realizados por fundos de venture capital, segundo o relatório do mês de outubro do TTR (www.TTRecord.com).

Em relação ao valor, no mês de outubro 64,5% das transações com valor divulgado estiveram abaixo de BRL 200m, enquanto que no acumulado de janeiro a outubro este tipo de transação representou 73,3% do total de transações, movimentando aproximadamente BRL 11,2bi.

As empresas norte-americanas foram as mais ativas neste mês de outubro com sete transações registradas, seguidas pelas empresas espanholas com três transações e pelas francesas com duas transações. Em relação as aquisições realizadas por empresas brasileiras no exterior foram registradas aquisições no Chile, no Peru, na Colômbia e na França.

As transações envolvendo Private Equity já somam um total de 59 transações no acumulado do ano movimentando cerca de BRL 15,7bi, sendo o segmento de empresas de distribuição e varejo as que mais receberam investimentos. Em relação ao Venture Capital, já foram realizados 96 investimentos de janeiro a outubro deste ano, que somaram aproximadamente BRL 1bi.

No mercado de capitais brasileiro foi registrada a conclusão do primeiro IPO do ano com a emissão de ações primárias e secundárias pela empresa Ourofino. A oferta movimentou BRL 363,46m sendo BRL 27 o preço de cada ação.

Aquisições feitas por empresas estrangeiras no Brasil

Em relação às aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil foram registradas 18 transações neste mês de novembro. As empresas norte-americanas foram as que mais realizaram aquisições, com um total de seis transações, que estão distribuídas principalmente pelos segmentos de Internet e Multimídia. O segundo país que mais realizou aquisições no Brasil este mês foi a Itália com um total de duas transações.


Transação destacada do quarto trimestre

A transação destacada pelo TTR foi a incorporação de 100% do capital social da empresa Dudalina, cujo valor econômico, divulgado em laudo de avaliação, é de aproximadamente BRL 1,75bi. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados; Cleary Gottlieb Steen & Hamilton US; Lefosse Advogados; e Lobo & de Rizzo Advogados. E a empresa Apsis Consultoria Empresarial atuou como assessor financeiro.

 

Para mais informações:

Wagner Rodrigues

TTR – Transactional Track Record

Tlf. + 34 91 279 87 59

wagner.rodrigues@TTRecord.com

www.TTRecord.com

 

TTR – Transactional Track Record é um serviço premium online que ajuda aos profissionais do mercado transacional a potencializar seus negócios em todo o mundo de língua portuguesa e espanhola, oferecendo inteligência prospectiva e oportunidades de negócio em transações anunciadas, completadas ou canceladas em todos os setores da indústria.