Brasil-Cresce o interesse de investidores estrangeiros na indústria farmacêutica brasileira

Portada

Relatório mensal sobre o mercado transacional brasileiro

Cresce o interesse de investidores estrangeiros na indústria farmacêutica brasileira

  • No acumulado do ano o país que mais realizou aquisições de participações em empresas brasileiras foram os Estados Unidos, registrando até agora 41 transações que somam BRL 8,05bi

São Paulo, 9 de junho de 2015 – Neste mês de maio o mercado transacional brasileiro registrou 48 transações que movimentaram aproximadamente BRL 8,86bi, entre anunciadas e concluídas,  tendo em conta as transações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal TTR (www.TTRecord.com).

No acumulado do ano foram registradas 353 transações que movimentaram aproximadamente BRL 56,55bi. Do total de transações registradas neste mês, aproximadamente 10,41% envolveram fundos de Private Equity e 10,41% envolveram fundos de Venture Capital.

Este mês em comparação com o mesmo período dos anos de 2014, 2013 e 2012 registrou um número inferior de transações, e também, em cifras movimentadas.

Subsetores mais ativos

No acumulado do ano os subsetores de Internet e Tecnologia estão entre os mais ativos seguindo uma tendência dos últimos anos. Também se destacam os subsetores Financeiro e Seguros e Indústria Alimentar como o terceiro e quarto mais ativos.

Em relação aos dados deste mês, o subsetor com o maior número de operações foi Internet (9), seguido por Financeiro e Seguros (6), Saúde, Higiene e Estética (6) e Tecnologia (5).

Aquisições feitas por empresas estrangeiras no Brasil

No acumulado do ano o país que mais realizou aquisições de participações em empresas brasileiras foram os Estados Unidos, registrando até agora 41 transações que somam BRL 8,05bi.

O segundo país que mais realizou aquisições de empresas brasileiras até agora foi a Alemanha, com 9 transações, e o terceiro foi a França com um total de 7 operações.

De janeiro a maio deste ano as aquisições realizadas por empresas estrangeiras na indústria farmacêutica brasileira representou 70% do total de transações registradas, enquanto que em 2014 neste mesmo período representou 50% do total.

Aquisições brasileiras no estrangeiro

No acumulado do ano o país onde o Brasil mais realizou aquisições foi a Colômbia. Em total as empresas brasileiras realizaram 4 operações em território colombiano que somam BRL 86,15m.

Os investimentos brasileiros deste ano também foram destinados à Suíça, com 3 transações, Espanha, Chile e Estados Unidos, cada um com 2 operações, e Bolívia, Bermudas, África do Sul, Argentina e Portugal, cada um com 1 transação. Em total as empresas brasileiras investiram aproximadamente BRL 626,39m em países estrangeiros.

Fusões e aquisições na América Latina

No acumulado do ano, as empresas brasileiras foram as que mais realizaram transações na América Latina, seguidas pelas empresas mexicanas (135 transações), empresas colombianas (80 transações) e pelas empresas chilenas (70 transações).

Private Equity

O número de transações envolvendo Private Equity em maio deste ano é igual ao registrado no mesmo período do ano passado. Foram registradas 5 transações.

No acumulado do ano já foram registradas 34 transações envolvendo Private Equity que somam BRL 4,08bi.

Venture Capital

Em maio deste ano foram registradas 5 transações envolvendo fundos de Venture Capital, frente as 14 registradas no mesmo período do ano passado.

No que se refere ao acumulado do ano, até agora já foram registradas 48 transações envolvendo Venture Capital, que somam um total movimentado de BRL 336,1m.

Transação do mês

A transação destacada no mês de maio pelo TTR foi a aquisição realizada pela empresa italiana Fedrigoni, através de sua subsidiária brasileira Aroconvert Brasil, de 100% do capital social da Arjo Wiggins por BRL 85m. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; Lobo & de Rizzo Advogados; Chiomenti Studio Legale e os assessores In-house da vendedora, Sequana Group.

Para mais informações:

Wagner Rodrigues

TTR – Transactional Track Record

Tlf. + 34 91 279 87 59

wagner.rodrigues@TTRecord.com

www.TTRecord.com

TTR – Transactional Track Record é um serviço premium online que ajuda aos profissionais do mercado transacional a potencializar seus negócios em todo o mundo de língua portuguesa e espanhola, oferecendo inteligência prospectiva e oportunidades de negócio em transações anunciadas, completadas ou canceladas em todos os setores da indústria.