Brasil – Apesar da Copa do Mundo e eleições o valor total movimentado em Fusões e Aquisições em 2014 é superior à 2013

Market-Report-Brazil-Fourth-Quarter

Relatório anual sobre o mercado transacional brasileiro

  • Em 2014 o Brasil movimentou aproximadamente BRL 193,16bi, um valor 52% superior ao registrado no ano de 2013
  • Em 2014 os Private Equity investiram BRL 12,39bi em território nacional

São Paulo, 23 de janeiro de 2015.- No último trimestre do ano o mercado transacional brasileiro registrou um melhor resultado que no mesmo período dos últimos dois anos. Em 2014 foram registradas 231 transações que movimentaram aproximadamente BRL 71,27bi, entre anunciadas e concluídas e tendo em conta as transações com valor divulgado, frente as 225 registradas e os BRL 51,07bi do mesmo período do ano passado e as 216 transações e BRL 39,78bi do quarto trimestre de 2012, segundo o Relatório Anual TTR (www.TTRecord.com).

Em todo o ano de 2014 foram registradas 816 transações, o que representa uma redução em relação aos números em 2013 e 2012. Em relação ao valor total movimentado, em 2014 o mercado movimentou aproximadamente BRL 193,16bi, que foi 52% superior ao registrado no ano de 2013 e um 3,02% superior ao ano de 2012.

 

Aquisições feitas por  empresas estrangeiras  no Brasil

Em relação as aquisições realizadas por empresas estrangeiras no Brasil, as empresas norte-americanas foram as mais ativas neste último trimestre do ano, com 25 aquisições que se distribuíram principalmente pelos segmentos de tecnologia, internet, multimídia e distribuição e varejo. O Reino Unido foi o segundo país mais ativo com seis aquisições, realizou compras principalmente no segmento de marketing e publicidade.

Já em relação aos dados de todo o ano de 2014, é interessante resaltar sobre os subsetores onde as empresas estrangeiras mais realizaram aquisições que a América do Norte realizou um maior investimento no Brasil nos segmentos de internet, tecnologia e distribuição e varejo, já a Europa concentrou suas aquisições principais nos segmentos de financeiro e seguro; consultoria, auditoria e engenharia; e marketing e publicidade.

Aquisições brasileiras  no estrangeiro

Sobre as aquisições realizadas por empresas brasileiras no exterior foram registradas nove transações neste quarto trimestre, sendo que apenas três delas foram fora da América Latina. E em relação aos dados registrados em todo o ano de 2014, as empresas brasileiras continuam tendo uma maior preferência em realizar investimentos no mercado latino-americano.


Private Equity e Venture Capital

As transações envolvendo Private Equity e Venture Capital representam 11% e 13%, respectivamente, do total de transações do ano.

As transações envolvendo fundos de Private Equity somaram neste trimestre aproximadamente BRL 5,88bi, frente aos BRL 5,32bi registrados no mesmo período de 2013. Em todo o ano de 2014 os investimentos realizados por Private Equity somaram BRL 12,39bi, sendo movimentado BRL 19,39bi se incluimos a transações de exit.

As transações envolvendo Venture Capital movimentaram aproximadamente BRL 143,14m neste quarto trimestre, frente aos BRL 363,55m movimentados no mesmo período do ano passado. As empresas que atuam no segmento de internet foram as que mais atraíram investimentos, tendo sido registradas 68 transações. Em todo o ano de 2014 os investimentos realizados por fundos de Venture Capital somaram aproximadamente BRL 1,09bi.


Mercado de Capitais

No ano de 2014 entre todos os eventos, Carnaval, Copa do Mundo e eleições, não foi muito favorável a realização de IPOs. Apesar dos vários anúncios realizados na Bovespa, ao final em 2014 apenas foi concluída uma transação frente as dez operações do ano 2013. Porém, todos os esses eventos não afetaram a realização de aumentos de capitais, Follow On, já que em 2014 foi registrado quase o dobro do valor movimentado em 2013.


Transação destacada do quarto trimestre

A transação destacada pelo TTR foi a aquisição realizada pela Península Participações, que pertence a família Diniz, de uma participação de 10% do capital social do Carrefour Brasil por BRL 1,8bi. Participaram como assessores jurídicos desta transação os escritórios Pinheiro Neto Advogados; Brendin Prat; Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados; e Freshfields Bruckhaus Deringer, e como assessores financeiros Lazard e o Banco Itaú BBA.

 

Para mais informações:

Wagner Rodrigues

TTR – Transactional Track Record

Tlf. + 34 91 279 87 59

wagner.rodrigues@TTRecord.com

www.TTRecord.com

 

TTR – Transactional Track Record é um serviço premium online que ajuda aos profissionais do mercado transacional a potencializar seus negócios em todo o mundo de língua portuguesa e espanhola, oferecendo inteligência prospectiva e oportunidades de negócio em transações anunciadas, completadas ou canceladas em todos os setores da indústria.